2 DICAS PARA MELHORAR A ESCRITA EM ITALIANO [COM VÍDEO]

Como escrever bem em italiano?

Talvez essa seja uma das mais difíceis habilidades a ser aprendida! De cada 10 alunos, 8 têm dificuldade em escrever. Muitos entendem, leem e até conseguem conversar em italiano. Mas na hora de escrever… começa o problema.

Mas então, como aprender a escrever em italiano? Aqui separei 2 dicas que te ajudarão a treinar essa habilidade.

 

1 – Leia, leia e leia… mas com atenção!

Não tem jeito, para aprender a escrever você tem que LER MUITO em italiano.

Quanto mais você ler, mais aumentará o seu vocabulário italiano e mais fácil será para você “encontrar” a palavra certa na hora em que estiver escrevendo um e-mail, uma mensagem ou um texto em italiano.

Talvez isso não seja novidade, não é?

Mas uma dica importante que eu te dou: Não leia por ler, LEIA COM ATENÇÃO. Sempre!

O cérebro precisa de foco absoluto quando está aprendendo algo novo, para aprender italiano é a mesma coisa!

Acontece que aprender exige dele um gasto absurdo de energia e não esqueça que o nosso cérebro é preguiçoso! O que ele puder fazer para “poupar” energia, ele fará. Ele adora pegar algo que ele já conhece, e fazer associações.

Para você entender melhor: há um tempo rolou na internet um texto que provava que você era capaz de ler mesmo que as letras das palavras estivessem em ordem errada:

“De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a única csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma ttaol bçguana que vcoê pdoe anida ler sem pobrlmea!”

Viu, como o cérebro funciona? Ele só vai parar para ler uma palavra com total atenção quando essa palavra for totalmente diferente do que ele conhece como por exemplo a palavra: Monosialotetraesosilgangliosideo.

E o que isso tem a ver com você escrever bem em italiano?

Tudo!

A língua italiana tem muitas palavras parecidas com a língua portuguesa e quando você está lendo um texto interessante, automaticamente o seu cérebro já “decifra” o significado de uma palavra e você não presta atenção, quando você precisa escrevê-la você provavelmente terá dúvidas ou, o que é pior, escreverá errado sem ao menos se dar conta disso.

Isso é muito claro para mim quando eu escrevo um e-mail para um aluno e no fim escrevo a palavra “abbraccio” para finalizar o assunto. Esse mesmo aluno me responde ao e-mail e escreve “abracio”.

Percebe como ele viu, mas não olhou com atenção?

Para escrever bem não basta só ler muito. Tem que ler muito e muito concentrado, com atenção ao estudo da língua italiana mesmo!

 

2- Crie o hábito de transcrever suas músicas favoritas em italiano

Sabe aquela música italiana que você gosta muito? Que ouve sempre e até canta o refrão?

Tente escrever a letra enquanto você escuta.

Você só vai perceber a sua dificuldade quando você se meter a escrever!

Escute o refrão. Pare a música. Escreva o que você ouviu.

Tente fazer isso com a música toda. Mas comece com aquela que você já conhece bem!

Depois de transcrevê-la, separe as palavras que você mais teve dificuldade e pegue essas palavras para estudar novamente depois de alguns dias ou na próxima semana.

É um exercício muito muito muito eficaz.

Você também poderá usar um programa de memorização para ajudar na repetição: o Anki, colocando as palavras que você teve mais dificuldade para treinar mais.

Existem outras tantas dicas para melhorar a escrita.

Essas são duas dicas rápidas que podem te ajudar bastante… comece por elas e você vai ver que escrever em italiano não é tão difícil assim!

Se tiver alguma dúvida ou sugestão deixe o seu comentário! 😉

Comentários